Print Friendly and PDF

8 de mar. de 2011

Making Of - Vapour Trail



0014

Quando eu me deparava com imagens com aqueles efeitos de super exposição, com um rastro de vapor sendo manipulado a vontade em uma imagem eu ficava louco pra saber como a pessoa conseguia fazer aquilo. Não é um tipo de imagem tão velha e nem muito nova, ha um ou dois anos atrás isso era muito usado, e acho muito interessante. 
Com base nisso, nasce meu primeiro artigo para o Canal Adobe Photoshop.


O básico (a escolha das imagens)


A principio vamos usar duas imagens básicas, que você pode encontrar em sites de stock com royalt free como o SXC ou até mesmo no Google.
A primeira é uma de uma mulher pulando, a segunda é de uma fumaça de cigarro, facilmente encontrada até no google. Nessa última, a única exigência é que ela tenha um fundo sólido preto ou branco. Segue os exemplos:

00010002


O Básico para esse tipo de manipulação:
A imagem básica deverá ter sua camada duplicada e a camada duplicada terá seu fundo retirado, tendo como base a imagem com fundo e acima uma camada apenas com a mulher, sem fundo.
Notem na figura abaixo a sequencia das camadas, usando o Polygonal lasso tool (L) eu retirei todo fundo da mulher saltando.


0003

O proximo passo é duplicar também a camada da fumaça, pois vou estrapolar um pouco nos efeitos.rs
Deixe a camada duplicada oculta, e vamos para a camada de fumaça logo a cima da camada da mulher sem bg.
Vá em Filters/ Liquify, a esquerda do lado superior existe a ferramenta Foward Warp Tool, simbolizada por um dedo indicador. Para regular o tamamnho da ferramenta, repare do lado direito existe o Brush Size, deixe ele de um tamanho compátivel com a espessura da fumaça, nem tão pequeno, nem tão grande.
Repare no tamamnho do Brush na figura ao lado e as setas indicativas do que usar.

0004

Em alguns caso deixe marcado a opção Show BackDrop, auxilia muito, nesse caso essa opção deixou de aparecer a mulher. Temporariamente, eu vou colocar a camada da mulher sem o BG acima da primeira camada da fumaça.

0005

A sequencia das camadas ficaram como na imagem acima.
 
Bem, agora prontos para aplicar o Liquify, já com a ferramenta e o brush acertados, distorça a fumaça de forma com que ela envolva a figura da mulher, algo mais ou menos assim:

0006

Seja paciente e criativo, faça com que a fumaça tenha traços suaves, se fez algo errado, o Ctrl+z funciona dentro desse filtro.
Agora voltemos as camadas a sua ordem normal. mulher 1 e 2 / fumaça 1 e 2.

Com a camada distorcida da fumaça eu vou aplicar o mode de camada na camada da fumaça, deixei a minha em Linear Dodge. O importante é a fumaça aparecer bem e o fundo sumir e não imfluenciar no fundo da imagem base. Se caso você fizer esse tutorial e esse mode de camada não der certo, faça experiencias com outros Modes.

0007


Dando profundidades diferentes à fumaça
Chegou a hora da fumaça envolver a mulher, a idéia basica desse ponto de nosso tutorial é recortar estrategicamente a camada da fumaça 1 e alterna-las pra cima ou pra baixo da camada da mulher que está sem fundo, sempre mantento o mesmo Mode e sempre tendo encaixes perfeitos com a ajuda da ferramenta Move Tool (V).

0008 (1)

Meu resultado foi esse, e abaixo notem como ficou a camada que era a Fumaça 1, separada em 3 partes, alternando acima e abaixo da mulher sem o BG, sem  esquecer que as camadas da fumaça precisam estar no mesmo MODE.... Linear Dodge no meu caso.

0008

DICA: Caso não esteja satisfeito com o contraste da camada, uma coisa simples, é duplicar cada parte dela.

Veja o resultado:

0009

O basico do tutorial terminaria por aqui. A partir de agora  é um pouquinho mais complicado, pois usarei agora a camada da segunda fumaça, farei o mesmo processso, Liquify, modes, etc... Mas vou adicionar algumas coisitas a mais.
Primeiro vamos mudar de forma muito simples a cor da fumaça. Vá em Image/ Adjustments/ Hue Saturation. Marque a opção COLORIZE. No Hue escolha uma cor que lhe agrade e Saturation deixe em 50, veja abaixo:

0010

De OK e siga os passos da fumaça anterior, pra facilitar o trabalho, oculte todas as camadas da primeira fumaça. e repita tuodos os bla bla blas, liquify, modes etc... pra não se perder tanto nas sequencias da camada, renomeie cada parte da segunda fumaça para que se organize melhor.
Meu resultado ficou assim:

0011

Habilitando todas as camadas o resultado foi esse:

0012
Se você está seguindo esse tutorial com as imagens que estou usando, poderá criar um ar super exposto na imagem. Duplique a imagem base da mulher.... coloque essa camada acima de tudo e nos modes escolha OVERLAY.

0013

Bom agora sim, terminamos o Tutorial, ele não serve pra algo pontual, é exatamente o que quero, compartilhar o uso e a manipulações de recursos do Photoshop. A seguir vem a imagem final, em que fiz mais algumas coisas e o link para o download desse psd.

0014
Participe deixando seu comentário, dúvida ou sugestão. Lembre-se: Sua participação é muito importante para o blog e para todos os leitores que acessam o Canal Adobe Photoshop.

Sobre o Autor:
Marcelo Meu nome é Marcelo, mais conhecido como Lelé. Tenho 36 anos, trabalho com Photoshop desde a versão 4, além de Flash, Corel e Illustrator. Fanático por Photoshop, busco sempre mais sobre este aplicativo que na minha opinião é infinito. Se quiser me seguir, meu Twitter é: @MarceloLeleh, e meu blog é: http://blogdoleleh.blogspot.com/
Pin It now!

Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

- Todos os comentários passam pelo sistema de moderação antes de serem exibidos.
- Comente com o OpenID ou com o nome/url do Blog, assim, poderei retribuir a visita.
- Se você escreveu ou encontrou um artigo interessante e que seja relacionado ao post, o link para esse artigo no comentário é bem vindo.
- Pedidos de parcerias, somente por e-mail.
- Dúvidas que não forem relacionadas ao post, somente por e-mail.
- Comentários que não tenham nada a ver com o post e com links definidos como SPAM serão rejeitados IMEDIATAMENTE.
- Se você deseja divulgar seu site ou blog, entre em contato por e-mail solicitando um orçamento.


Agradecemos a visita e o seu comentário no Canal Adobe Photoshop

  ©Canal Adobe Photoshop - 2008 - 2021 - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo