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6 de jan. de 2011

Lightroom – Revelação: nitidez é fundamental



00_menu

Opa, que quem sobrevive às festas de fim de ano sempre aparece! Feliz 2011! Vamos trabalhar?
Eu ouvi dizer por aí que suas fotos das festas ficaram perfeitas. Não precisam ser cropadas em nenhum milímetro, captaram as cores mais belas e as peles mais divinais, estão super focadas, não precisam mes-mo(!) de nenhum tipo de edição e... Hummm... Vamos parando por aí.
Primeiramente, parabéns pelas fotos espetaculares, mas você já ouviu falar no filtro low-pass existente em toda câmera digital? Pois o dito cujo é responsável por roubar parte da nitidez da sua imagem, o que significa que você precisa compensá-lo em algum lugar. Então, rolando para baixo o painel da direita, você vai encontrar o grupo de edição Detalhe [detail].

01] zoom (ou lupa) – Esse quadrado com uma estrela aí no alto do menu é um zoom de 100% de parte da imagem, que pode ser selecionada com o alvo quadrado (se é que essa expressão existe) à esquerda dele ou ainda clicando e arrastando a própria área de zoom. Este zoom pode ser fechado pela setinha cinza à direita, mas se a sua imagem não estiver ampliada, o menu mostrará um sinal de alerta, já que ele age delicadamente pela imagem e você não tem olhos de lince para ver toda e qualquer alteração.

01_menuSemZoom
Mas é só um sinal de exclamação num triângulo. Não pisca, não apita, não enche o saco, afinal, a vida é sua, e o problema é seu.

02] Nitidez [sharpening] – o segundo bloco se encarrega do nosso “probleminha” inicial. O controle de intensidade [amount] se mostra vermelho no final pra alertá-lo mais uma vez. Nada de sair colocando tudo no máximo, porque quanto mais baixa for a qualidade da sua imagem, mais ruído será provocado.

02_nitidez 02b_nitdefeito
Nitidez no máximo em uma imagem que não deveria abusar nem do mínimo. Se não estiver vendo, dê um zoom ou visite aquele seu vizinho que tem aquela tela de 29 polegadas. A situação do “depois” está grotesca.

O raio [radius] é um ponto obtuso. No meu curso aprendi que o melhor era mantê-lo entre 0,8 e 1,0, mas no Livro LR2, o @Clicio diz que o melhor é passar um pouco do ponto, usando 1,5. Faça como preferir. Eu curto o 0,9.

O detalhe [detail], adivinhe só! Enfatiza os detalhes – ooooh! Ele é ótimo para fotos de paisagens, texturas, objetos em geral e ajuda a envelhecer peles, se for esta a sua intenção.
Designada para áreas planas, sem linhas intensas, a máscara [masking] age de forma oposta, suavizando o tema da foto.

06_mascara
Claro que você não quer mascarar texturas, só observe.


03] Redução de Ruído [noise reduction] – que no LR3 possui mais controles do que o orginal, se divide em luminancia [luminance] e cor [color]. Também segue a linha da qualidade da imagem, use com cautela.
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Enquanto reduz o ruído de luminancia, pode-se aumentar o detalhe e o contraste destas áreas, para não se perder a nitidez. Mas a estrela não tinha problemas de luz, veja que a imagem ampliada parece agora uma aquarela.
04b_cor 04_cor
A alteração do ruído de cor compromete menos a imagem do que o de luminancia. Associado a um mínimo de recuperação de detalhe, fez a imagem perder a característica de pintura.

O exagero pode provocar tanto imagens artísticas quanto desastres visuais, como abaixo:

05_finaldefeito
Se precisar, repita o esquema do zoom ou toque a campainha do vizinho novamente. Mas desta vez, leve uma sobremesa de presente, que é pra disfarçar o seu interesse na tecnologia alheia.
Repare como somente a alteração adequada dos controles de detalhe dá à foto uma melhor aparência.
05_final
À direita, o resultado de todas as alterações feitas neste post. Menos brilho, mais detalhes.

Trocando o enfoque do detalhe para máscara, tem-se uma imagem mais delicada:

07_mascaraMenu
Imagens similares podem manter valores, mesmo com a alteração de um deles. Como este não é o caso, todo o processo precisou ser refeito.

08_mascaraFinal
A original (esq.) tinha tanto ruído, que dá a impressão de ser ela a trabalhada.

Rápido, eficiente, fácil e sem o menor estresse, não?


Sobre a Autora:
Ma, Bilder Esta que vos escreve é a Ma, Bilder - carioca, fotógrafa, produtora de Moda e fã incondicional do Lightroom há 1 ano e meio, quando fez um curso que mudou sua visão sobre a própria fotografia. Fugiu do Rio pra São Paulo em 2009 em busca de um melhor mercado, mas pretende voltar pra "terrinha" assim que estiver rica, muito rica. Tentando sobreviver sob as novas regras ortográficas da Língua Portuguesa, twitta via @maBilder, e mantém seu portfolio em www.mabilder.com
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1 Comentário:

FOCUS foto e video disse...

Bacana, gostei bastante do post!! esclarecedor!!

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