Guest-Post - Análise de Logotipo
Publicado em: Guest PostHoje falarei sobre importância de se estudar etapas para criação de um logotipo, símbolo ou marca. Precisamos ter em mente, que não basta somente um programa de criação, é necessário realmente entender do que se trata, qual o público alvo e também saber um pouco sobre nosso cliente, portanto, hoje falarei sobre como e por onde começar.
Como analisar se o desenho de um LOGOTIPO ou SÍMBOLO é bom?
Conceito: O desenho é compatível com o conceito a ser transmitido?
Legibilidade: O desenho tem características visuais perfeitas?
Personalidade: Ele é original? Irá se destacar em meio a sua concorrência?
Conteporaneidade: O desenho será ainda bom daqui a três ou cinco anos? Está relacionado a algum modismo gráfico?
Pregnância: É de fácil memorização?
Uso: O desenho é compatível com as aplicações pretendidas em termos de processos e custos?
Cuidado com os efeitos:
- Lentes
- Degradês
- Contornos/Fios
- Mais de duas cores
Elas dificultam DEMAIS as aplicações do cliente, portanto evite!
As respostas a estes itens servem para tornar menos subjetiva a decisão sobre a aceitação ou não de um projeto. Devemos usá-los quando já existem algumas soluções possíveis e queremos definir um caminho, e principalmente como argumento para evitar o que é muito comum acontecer na apresentação ao cliente:
- Reunir seus funcionários para perguntar o que eles acham (normalmente eles gostam do que o chefe gosta).
- Pedir a opinião a sua secretária, que tem muito bom gosto.
- Levar o projeto para casa e perguntar a mulher, que no fim é quem dá a palavra final.
Atenção aos modismos!
Existe moda para tudo e em identidade visual isso não é exceção. É interessante observar as tendências de mudança de comportamento da sociedade e seus reflexos na comunicação, uma das pontas de lança dessas modificações.
Alguns exemplos: os surfistas tem toda uma manifestação em termos de identidade visual. Fotos, ilustrações e alfabetos foram criados com os signos desse esporte. O apelo é tão forte, que é comum encontrar-se jovens que usam a “moda surf” em cidades
que ficam a centenas de quilômetros do litoral.O mesmo aconteceu com os hippies e sua opção pela volta a natureza e com os punk e sertanejos, que apresentam toda uma série de valores próprios a sua identidade.
Esses e outros modismos gráfico podem ser apropriados de forma positiva ou negativa. O importante e que tenhamos consciência de sua existência. Podemos utilizá-los, mas sabendo que as possibilidades de eles virem a parecer fora de moda em pouco tempo, são grandes.
Portanto, seja original em todos os aspectos. Evite tendências e modinhas. Procure dar seu toque ao trabalho, busque sua inspiração!
Por Bruno Mol
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